Masterclass – O cérebro que se apaixona: motivação, curiosidade e aprendizagem com química
Sobre o curso
O cérebro aprende melhor quando se sente desafiado, curioso e implicado. Esta masterclass propõe uma exploração prática dos mecanismos neurobiológicos da atenção e da motivação, demonstrando como a química do cérebro influencia a aprendizagem. A formação convida os/as participantes a desenhar experiências formativas que envolvam profundamente os formandos — não através de truques ou estímulos artificiais, mas ativando processos naturais de curiosidade, recompensa e significado.
Objetivos
Compreender os mecanismos neurobiológicos da atenção, curiosidade e motivação na aprendizagem;
Identificar fatores que favorecem o envolvimento cognitivo e emocional dos formandos;
Aplicar estratégias pedagógicas baseadas em desafios, significado e curiosidade;
Conceber experiências de aprendizagem que promovam envolvimento sem dependência de estímulos artificiais.
Módulo 1 - O Cérebro que se Apaixona — Motivação, Curiosidade e Aprendizagem com Química
Requisitos
- Para participar neste Curso não são necessários conhecimentos avançados de utilização do computador, ou de qualquer ferramenta informática. Apenas são necessários conhecimentos básicos no uso do Computador e acesso à Internet.
- Apesar de ser um curso totalmente E-learning, terá sempre o apoio do Formador, que estará sempre disponível para esclarecer as suas dúvidas nos Fórum de Discussão.
- Ao longo do Curso, o Formando deve realizar múltiplas actividades e tarefas. Tem total flexibilidade em termos de horário para realizar essas tarefas. Apenas é necessário cumprir a calendarização definida e o prazo de conclusão dessas mesmas tarefas.
- O acesso à Formação Online pode ser feito a partir de qualquer Computador com acesso à Internet. Pode interromper as tarefas e concluir mais tarde, de acordo com a sua disponibilidade.
Destinatários
- Esta formação destina-se a formadores/as, educadores/as, coordenadores/as pedagógicos/as e profissionais interessados em aprofundar os fatores motivacionais e neurobiológicos que potenciam a aprendizagem.