Masterclass – Entre o TikTok e o silêncio: a arte de ensinar com atenção

Ana Carvalho
Last Update 30 de Maio, 2025
0 already enrolled

Sobre o curso

No meio do ruído, a escuta e a presença são atos revolucionários. A masterclass ´Entre o TikTok e o Silêncio´ propõe uma abordagem prática e reflexiva sobre como reconquistar o foco dos formandos, reencantar a aprendizagem e criar ambientes de atenção partilhada. Centrando-se em técnicas de gestão da atenção, ritmo, pausa e conexão real, esta formação responde aos desafios da dispersão digital e promove práticas pedagógicas que cultivam a presença, a escuta ativa e o envolvimento significativo.

Objetivos

Compreender os impactos do ruído digital e da dispersão na aprendizagem;
Identificar estratégias para reconquistar o foco e promover a atenção partilhada;
Aplicar técnicas de ritmo, pausa e conexão em contextos formativos;
Desenvolver práticas pedagógicas que cultivem a escuta e a presença.
Módulo 1 - Entre o TikTok e o Silêncio — A Arte de Ensinar com Atenção
A escuta e a presença como práticas revolucionárias na formação;
Técnicas de gestão da atenção: ritmo, pausa e foco partilhado;
Estratégias para equilibrar estímulos digitais e atenção profunda;
Reencantar a aprendizagem: da teoria à prática.

Requisitos

  • Para participar neste curso não são necessários conhecimentos avançados de utilização do computador, ou de qualquer ferramenta informática. Apenas são necessários conhecimentos básicos no uso do computador e acesso à Internet.
  • Apesar de ser um curso totalmente e-learning, terá sempre o apoio do formador, que estará sempre disponível para esclarecer as suas dúvidas nos fórum de discussão ou plataforma de chat.
  • Ao longo do curso, o formando deve realizar múltiplas actividades e tarefas. Tem total flexibilidade em termos de horário para realizar essas tarefas. Apenas é necessário cumprir a calendarização definida e o prazo de conclusão dessas mesmas tarefas.
  • O acesso à formação online pode ser feito a partir de qualquer computador com acesso à Internet. Pode interromper as tarefas e concluir mais tarde, de acordo com a sua disponibilidade.

Destinatários

  • Formadores/as, educadores/as, coordenadores/as pedagógicos/as e profissionais interessados em desenvolver competências para gerir a atenção em contextos formativos e criar ambientes de aprendizagem mais focados e conectados.

Deixar uma avaliação

Tem alguma dúvida?
Select the fields to be shown. Others will be hidden. Drag and drop to rearrange the order.
  • Image
  • SKU
  • Rating
  • Price
  • Stock
  • Availability
  • Add to cart
  • Description
  • Content
  • Weight
  • Dimensions
  • Additional information
Click outside to hide the comparison bar
Compare