Masterclass – Avaliar a jogar: quizzes com propósito e participação
Sobre o curso
Quando a avaliação entra em modo jogo, o feedback deixa de ser castigo. A masterclass Avaliar a Jogar explora o potencial pedagógico de plataformas digitais para criar desafios interativos que não só avaliam, mas também envolvem e reforçam aprendizagens com humor, ritmo e leveza. A proposta é transformar a avaliação em participação ativa, integrando dinâmicas de gamificação que promovem o feedback imediato e a motivação dos formandos, sem perder a profundidade pedagógica.
Objetivos
Utilizar o Kahoot, Quizizz e Wordwall para criar desafios de avaliação interativos;
Integrar práticas de gamificação na avaliação formativa;
Desenvolver quizzes com propósito pedagógico claro, promovendo a participação ativa;
Transformar o feedback avaliativo em ferramenta motivadora e leve.
Módulo 1 - Avaliar a jogar: quizzes com propósito e participação
Gamificação aplicada à avaliação formativa;
Utilização prática de Kahoot, Quizizz e Wordwall;
Criação de quizzes interativos com objetivos pedagógicos;
Estratégias para promover participação ativa e feedback construtivo.
Requisitos
- Para participar neste curso não são necessários conhecimentos avançados de utilização do computador, ou de qualquer ferramenta informática. Apenas são necessários conhecimentos básicos no uso do computador e acesso à Internet.
- Apesar de ser um curso totalmente e-learning, terá sempre o apoio do formador, que estará sempre disponível para esclarecer as suas dúvidas nos fórum de discussão ou plataforma de chat.
- Ao longo do curso, o formando deve realizar múltiplas actividades e tarefas. Tem total flexibilidade em termos de horário para realizar essas tarefas. Apenas é necessário cumprir a calendarização definida e o prazo de conclusão dessas mesmas tarefas.
- O acesso à formação online pode ser feito a partir de qualquer computador com acesso à Internet. Pode interromper as tarefas e concluir mais tarde, de acordo com a sua disponibilidade.
Destinatários
- Formadores/as, educadores/as, técnicos/as de formação e profissionais interessados em inovar as suas práticas de avaliação, promovendo o envolvimento e a participação ativa dos formandos.