Masterclass – Avaliação em jogo: missões, desafios e feedback disfarçado
Sobre o curso
A masterclass Avaliação em jogo: missões, desafios e feedback disfarçado visa transformar a perceção da avaliação enquanto mero instrumento de controlo, promovendo abordagens criativas, lúdicas e significativas. Através de técnicas como escape rooms pedagógicos, dinâmicas de equipa e jogos de avaliação, pretende-se capacitar os/as formadores/as para conceber processos avaliativos que potenciem a aprendizagem, a colaboração e o feedback construtivo, sem sacrificar a profundidade pedagógica.
Objetivos
Justificar o papel da avaliação formativa enquanto processo contínuo e significativo;
Conceber atividades de avaliação baseadas em jogos, desafios e dinâmicas colaborativas;
Integrar estratégias de feedback construtivo de forma lúdica e eficaz;
Aplicar métodos de avaliação inovadores em contextos formativos diversos.
Módulo 1 - Avaliação em jogo: missões, desafios e feedback disfarçado
Escape rooms pedagógicos e dinâmicas de equipa como instrumentos avaliativos;
Estratégias para transformar a avaliação em processos de descoberta e colaboração;
Feedback formativo: intencionalidade, leveza e profundidade.
Requisitos
- Para participar neste curso não são necessários conhecimentos avançados de utilização do computador, ou de qualquer ferramenta informática. Apenas são necessários conhecimentos básicos no uso do computador e acesso à Internet.
- Apesar de ser um curso totalmente e-learning, terá sempre o apoio do formador, que estará sempre disponível para esclarecer as suas dúvidas nos fórum de discussão ou plataforma de chat.
- Ao longo do curso, o formando deve realizar múltiplas actividades e tarefas. Tem total flexibilidade em termos de horário para realizar essas tarefas. Apenas é necessário cumprir a calendarização definida e o prazo de conclusão dessas mesmas tarefas.
- O acesso à formação online pode ser feito a partir de qualquer computador com acesso à Internet. Pode interromper as tarefas e concluir mais tarde, de acordo com a sua disponibilidade.
Destinatários
- Formadores/as, coordenadores/as pedagógicos/as e técnicos/as de formação interessados em inovar práticas de avaliação e promover experiências de aprendizagem mais envolventes e significativas.