Segurança na Montagem, Utilização e Desmontagem de Andaimes
Sobre o curso
A execução de trabalhos em altura expõe os trabalhadores a riscos elevados, particularmente quedas, frequentemente com consequências graves para os sinistrados e que representam uma percentagem elevada de acidentes de trabalho. Este curso surge no sentido de poder dotar os formandos de formação adequada que lhes permita observar as principais regras de segurança a observar na execução deste tipo de trabalhos.
Objetivos
No final da formação os formandos serão capazes de identificar os riscos associados à montagem, utilização e desmontagem de andaimes, permitindo assim que sejam estabelecidas e adotadas as adequadas medidas preventivas.
Módulo I – Enquadramento Legal e Normativo
Módulo II – Definição, Constituição, Tipologia e Classes de Andaimes
Módulo III – Montagem, Desmontagem e Reconversão de Andaimes
Módulo IV – Utilização e Manutenção de Andaimes
Módulo V – Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva
Requisitos
- Para participar neste curso não são necessários conhecimentos avançados de utilização do computador, ou de qualquer ferramenta informática. Apenas são necessários conhecimentos básicos no uso do computador e acesso à Internet.
- Apesar de ser um curso totalmente e-learning, terá sempre o apoio do formador, que estará sempre disponível para esclarecer as suas dúvidas nos fórum de discussão ou plataforma de chat.
- Ao longo do curso, o formando deve realizar múltiplas actividades e tarefas. Tem total flexibilidade em termos de horário para realizar essas tarefas. Apenas é necessário cumprir a calendarização definida e o prazo de conclusão dessas mesmas tarefas.
- O acesso à formação online pode ser feito a partir de qualquer computador com acesso à Internet. Pode interromper as tarefas e concluir mais tarde, de acordo com a sua disponibilidade.
Destinatários
- Esta formação destina-se a profissionais da construção com responsabilidades diretas na montagem e manutenção de andaimes, bem como aqueles que, pelas funções que exercem, têm o dever de supervisão: técnicos de segurança, direções de obra (diretores, diretores técnicos e encarregados), coordenadores de segurança e, ainda, os membros da fiscalização.