Todos os cursos FORMAÇÃO DE PROFESSORES/FORMADORES
Masterclass – Redesenhar para ensinar: design thinking para formadores
Formar é desenhar encontros — e não apenas conteúdos. A …
O que vais aprender
Explicar as etapas e princípios do Design Thinking aplicados à formação;
Identificar necessidades reais dos formandos através da escuta ativa;
Reformular problemas em perguntas orientadoras para a cocriação;
Conceber soluções formativas através de processos colaborativos e iterativos.
Módulo 1 - Redesenhar para Ensinar — Design Thinking para Formadores
Masterclass – Aprender com Pele de Galinha
A emoção não é ruído — é o rasto vivo …
O que vais aprender
Explicar o papel da emoção nos processos de atenção, memória e aprendizagem;
Identificar estratégias pedagógicas que potenciem o envolvimento emocional dos formandos;
Aplicar princípios neuroeducativos na conceção de atividades formativas significativas;
Desenvolver práticas de ensino que promovam a curiosidade, o espanto e a ligação afetiva ao conhecimento.
Módulo 1 - Aprender com Pele de Galinha — Emoção, Memória e Magia Pedagógica
A emoção como motor da atenção e da memória;
O papel do espanto, da curiosidade e da afetividade no processo de aprendizagem;
Práticas pedagógicas que deixam rasto: da teoria à aplicação;
Conceber experiências de aprendizagem com pele de galinha: exemplos e co-criação.
Masterclass – Sessões com alma: como planear com lógica, ritmo e emoção
Uma sessão bem desenhada tem corpo, tempo e memória. A …
O que vais aprender
Explicar a importância da estrutura, do ritmo e da emoção no planeamento de sessões formativas;
Aplicar princípios de design pedagógico para organizar conteúdos de forma lógica e fluida;
Desenvolver estratégias para gerir o ritmo e a atenção ao longo da sessão;
Conceber momentos de aprendizagem com impacto emocional e rasto significativo.
Módulo 1 - Sessões com Alma — Como Planear com Lógica, Ritmo e Emoção
Métodos e Técnicas Pedagógicas
O curso Métodos e Técnicas Pedagógicas vem optimizar as escolhas …
O que vais aprender
Identificar os critérios de selecção dos métodos e técnicas pedagógicas;
Seleccionar os métodos e técnicas pedagógicas em função dos critérios de selecção abordados;
Relacionar a adequação dos métodos e técnicas pedagógicas com as diferentes situações formativas;
Distinguir os conceitos de método e técnicas pedagógicas;
Caracterizar os métodos pedagógicos mais usados na formação: expositivo, interrogativo, demonstrativo e activo;
Identificar as vantagens e desvantagens da utilização dos diferentes métodos pedagógicos;
Caracterizar a comunicação pedagógica nos métodos activos e não activos;
Caracterizar algumas das técnicas pedagógicas mais usadas na formação.
Módulo 1 - Metodologias e Técnicas de Ensino/Aprendizagem Específicas para Adultos
Módulo 2 - Metodologias e Técnicas de Autoestudo
Módulo 3 - Métodos Pedagógicos
Módulo 4 - Técnicas Pedagógicas
Módulo 5 - Critérios de Seleção dos Métodos e/ou Técnicas Pedagógicas
Comunicação e Dinamização de Grupos em Formação
A comunicação eficaz e a capacidade de lidar com a …
O que vais aprender
Compreender os processos de comunicação no contexto formativo e a sua influência nas dinâmicas de grupo.
Desenvolver comportamentos relacionais adequados à interação pedagógica com os formandos.
Identificar estratégias para gerir a diversidade sociocultural, etária, experiencial e educativa no grupo de formação.
Promover a coesão e a colaboração entre os participantes, valorizando a individualidade e as diferenças.
Aplicar técnicas de dinamização e facilitação de grupos que favoreçam a aprendizagem ativa e significativa.
Módulo 1 – Comunicação e Comportamento Relacional
Módulo 2 – Diversidade no Contexto de Formação
Diagnóstico de Necessidades de Formação
O diagnóstico de necessidades de formação é a base de …
O que vais aprender
Compreender a importância do diagnóstico de necessidades no ciclo formativo.
Identificar metodologias e ferramentas adequadas ao diagnóstico de necessidades de formação.
Elaborar um plano de formação coerente com os resultados do diagnóstico.
Organizar e desenvolver ações formativas ajustadas aos públicos-alvo e aos objetivos definidos.
Aplicar métodos de avaliação que permitam aferir a eficácia da formação face às necessidades previamente identificadas.
Módulo 1 – Planeamento da Formação
Módulo 2 – Desenvolvimento da Formação
Módulo 3 – Avaliação da Formação
Operacionalização da Formação: do Plano à Ação
A operacionalização da formação constitui um momento-chave na transição do …
O que vais aprender
Compreender a importância da definição de competências e objetivos operacionais no planeamento da formação.
Redigir objetivos operacionais claros, mensuráveis e coerentes com as competências a desenvolver.
Estruturar o processo de formação-aprendizagem de forma alinhada com os objetivos e com o perfil dos formandos.
Aplicar princípios pedagógicos e metodológicos ao desenho de atividades e estratégias formativas.
Planear sessões formativas que promovam aprendizagens significativas e centradas no formando.
Módulo 1: Competências e Objetivos Operacionais
Módulo 2: Desenho do Processo de Formação-Aprendizagem
E-Conteúdos em IA para Formação
A evolução das tecnologias de Inteligência Artificial (IA) tem potenciado …
O que vais aprender
Utilizar ferramentas baseadas em IA para gerar textos, imagens, vídeos e apresentações;
Aplicar boas práticas na criação de e-conteúdos adaptados a diferentes públicos-alvo;
Integrar conteúdos gerados por IA em plataformas de formação (LMS);
Avaliar a qualidade, ética e fiabilidade dos conteúdos criados com IA.
Módulo 1 - Introdução à IA na Formação
Módulo 2 - Ferramentas de IA para Criação de E-Conteúdos
Módulo 3 - Design Instrucional com Apoio da IA
Módulo 4 - Criação e Integração de Conteúdos em Plataformas de Formação
Módulo 5 - Boas Práticas, Ética e Qualidade dos Conteúdos
Módulo 6 - Projeto Prático Final