Todos os cursos FORMAÇÃO DE PROFESSORES/FORMADORES
Comunicação e Dinamização de Grupos em Formação
A comunicação eficaz e a capacidade de lidar com a …
O que vais aprender
Compreender os processos de comunicação no contexto formativo e a sua influência nas dinâmicas de grupo.
Desenvolver comportamentos relacionais adequados à interação pedagógica com os formandos.
Identificar estratégias para gerir a diversidade sociocultural, etária, experiencial e educativa no grupo de formação.
Promover a coesão e a colaboração entre os participantes, valorizando a individualidade e as diferenças.
Aplicar técnicas de dinamização e facilitação de grupos que favoreçam a aprendizagem ativa e significativa.
Módulo 1 – Comunicação e Comportamento Relacional
Módulo 2 – Diversidade no Contexto de Formação
Diagnóstico de Necessidades de Formação
O diagnóstico de necessidades de formação é a base de …
O que vais aprender
Compreender a importância do diagnóstico de necessidades no ciclo formativo.
Identificar metodologias e ferramentas adequadas ao diagnóstico de necessidades de formação.
Elaborar um plano de formação coerente com os resultados do diagnóstico.
Organizar e desenvolver ações formativas ajustadas aos públicos-alvo e aos objetivos definidos.
Aplicar métodos de avaliação que permitam aferir a eficácia da formação face às necessidades previamente identificadas.
Módulo 1 – Planeamento da Formação
Módulo 2 – Desenvolvimento da Formação
Módulo 3 – Avaliação da Formação
Operacionalização da Formação: do Plano à Ação
A operacionalização da formação constitui um momento-chave na transição do …
O que vais aprender
Compreender a importância da definição de competências e objetivos operacionais no planeamento da formação.
Redigir objetivos operacionais claros, mensuráveis e coerentes com as competências a desenvolver.
Estruturar o processo de formação-aprendizagem de forma alinhada com os objetivos e com o perfil dos formandos.
Aplicar princípios pedagógicos e metodológicos ao desenho de atividades e estratégias formativas.
Planear sessões formativas que promovam aprendizagens significativas e centradas no formando.
Módulo 1: Competências e Objetivos Operacionais
Módulo 2: Desenho do Processo de Formação-Aprendizagem
Avaliação da Formação e das Aprendizagens
A avaliação da formação e das aprendizagens é um processo …
O que vais aprender
Compreender os conceitos, finalidades e objetos da avaliação no contexto da formação.
Distinguir os diferentes tipos de avaliação da formação e suas aplicações.
Identificar e aplicar indicadores e critérios na avaliação das aprendizagens.
Selecionar técnicas e instrumentos adequados à avaliação dos processos formativos.
Refletir criticamente sobre a subjetividade na avaliação e formas de a mitigar.
Aplicar um modelo sistémico e evolutivo na análise de resultados da formação.
Conhecer e aplicar princípios e métodos de avaliação da formação.
Avaliar a eficácia e eficiência do processo técnico-pedagógico.
Avaliar a qualidade global da formação.
Analisar o impacto da formação e a sua relação com a inserção no mercado de trabalho.
Módulo 1 – Conceitos, Finalidades e Objetos da Avaliação
Módulo 2 – Tipos de Avaliação da Formação
Módulo 3 – Indicadores e Critérios de Avaliação da Aprendizagem
Módulo 4 – Técnicas e Instrumentos de Avaliação (Quanto ao Processo)
Módulo 5 – A Subjetividade no Processo de Avaliação
Módulo 6 – Aplicação de um Modelo Sistémico e Evolutivo de Análise de Resultados de Formação
Módulo 7 - Princípios e Métodos de Avaliação da Formação
Módulo 8 - Avaliação da Eficácia e Eficiência do Processo Técnico-Pedagógico
Módulo 9 - Avaliação da Qualidade da Formação
Módulo 10 - Impacto da Formação e Inserção no Mercado de Trabalho
Módulo 11 - Técnicas e Instrumentos de Recolha de Informação
Formação de formadores/as em igualdade de género
A transversalização da temática da igualdade de género surge como …
O que vais aprender
Este curso visa dotar os formandos de competências teórico-práticas no âmbito da promoção e multiplicação de aprendizagens relativas à igualdade de homens e mulheres.
Módulo 1 - Enquadramento Conceptual
Módulo 2 - Igualdade de género
Módulo 3 - Roteiros temáticos de género: abordagem social e jurídica
Módulo 4 - Metodologias de formação em igualdade e sugestões de operacionalização
